sexta-feira, 22 de novembro de 2013

LA HIGUERA, PUCARÁ E VILLA SERRANO - BOLÍVIA

O simpático guia Santos Aguilar
Nos trajetos de táxi, tente pechinchar sempre que possível. É comum colocarem um preço mais alto para os estrangeiros. Para La Higuera, fizemos uma rápida pesquisa. O valor inicial era de 300 bolivianos (para duas pessoas, ida e volta) e fechamos em 220, com o Santos. A diferença, em relação aos outros guias, é que ele pode contar as histórias a partir daquilo que viu e viveu. A família de Santos mora na Quebrada del Churro, região onde os guerrilheiros ficaram escondidos em 1967. Conheci o pai dele, Florencio, que conta ter ouvido a troca de tiros com os militares e presenciado a consequente prisão de Che naquele ano. Ele guarda uma pistola argentina calibre 22, que diz ter encontrado escondida no local exato em que Guevara foi capturado.

Entre rápidas paradas, fotos e conversas, o percurso entre Vallegrande e La Higuera (60 quilômetros) durou 4 horas. A estrada é realmente precária. Tem que ser meio louco, como nós, para encarar tudo isso. Mas reitero ter sido a etapa mais proveitosa dos dez dias que passei na Bolívia. Conheci pessoas extremamente interessantes, com muito a dizer e a ensinar.

A comunidade é paupérrima, com meia dúzia de casebres. O Museu do Che é pequeno e funciona na escola onde ele foi executado. De original da época, apenas uma porta e alguns bancos. O resto é formado por fotos e bilhetinhos que turistas do mundo inteiro deixam ao passarem por lá. De maneira geral, tem bem menos atrações do que Vallegrande.

Na volta, o guia nos levou para almoçar na casa de uma amiga em uma cidadezinha próxima, chamada Pucará. Não encontramos nenhum restaurante nas redondezas. Embora estivesse com fome, comi mais por educação do que por vontade. O prato não era dos mais apetitosos. Recorri, depois, aos biscoitos que tinha na mochila.

Ficamos um tempo em Pucará até conseguirmos pegar um ônibus para Sucre. O meu grande erro ao
Pucará
programar a viagem foi achar que existiam ônibus de todos os lugares para todos os outros lugares do país. Ledo engano. La Higuera é um povoado minúsculo, não teria um terminal nem em sonho. Tivemos que fazer o trajeto em pedaços. Primeiro, o trecho Pucará - Villa Serrano (35 bolivianos a passagem). O ônibus sai da praça às 16h e chega ao destino umas 21h. Dormimos no Hotel Tierra e cedinho, às 7h, seguimos para Sucre (25 bolivianos). Chegamos lá às 11h30. Acredito que haja outras formas de fazer esse mesmo trajeto, mas, para nós, foi a melhor opção naquele momento.

Esse tipo de viagem sempre rende boas histórias. Já dividimos ônibus com uma criança chorando a noite toda (até aí, normal), além de um cachorro e uma galinha entre os passageiros. Tudo isso embalado por uma música típica, que tocava em alto e bom som, o que deixava a situação ainda mais pitoresca.

1. Boa noite! Muito boas as informações, obrigada! Gostaria de saber se esse trajeto La Higuera/Pucará/Villa Serrano/Sucre, tem ônibus sempre, se é muita loucura ou dá pra fazer. Essa rota me parece muito mais perto! Esse hotel tierra, é fácil de chegar? é um lugar seguro? Desculpe as tantas perguntas, mas não encontro informações sobre essa rota. Muito obrigada.