Eu a-do-rei Copacabana! Dá para comprar as passagens diretamente em uma agência no terminal rodoviário de La Paz (por 70 bolivianos ida e volta) ou, como no nosso caso, adquirir os tíquetes no próprio hostel. O ônibus pega os turistas na porta. Nossa ida foi muito rápida, pois já era o último dia de viagem. Passamos apenas algumas horas por lá. Saímos de La Paz às 8h e chegamos de volta às 17h. Mas, no passeio mais completo, o ônibus volta às 22h30. Quem tiver mais tempo pode fechar um pacote com passagem, guia, almoço e passeios pelas ilhas do Sol e da Lua. Tudo sai por 300 bolivianos. Vale a pena conhecer as ruínas incas no local.
Mas, mesmo vendo superficialmente, é impossível não se encantar com a cidade! O imenso e incrível lago Titicaca dá um charme todo especial. São três horas e meia de viagem pela estrada e depois atravessamos uma parte de balsa (2 bolivianos a tarifa). Mesmo estando longe do litoral, o lago incrivelmente azul dá um clima praiano ao lugar. O povo é meio alternativo e vi mais gringos do que nativos. Tem uma cara totalmente diferente das outras cidades: sem trânsito, sem buzinas, sem tumulto. Só calmaria e uma vista espetacular.
Essa foi a última parada para nós. Depois, retornamos a La Paz e, de lá, para Santa Cruz de La Sierra, onde pegamos um voo de volta a Brasília, com conexões em Assunção e São Paulo. Assim, termina essa deliciosa passagem pelas terras bolivianas. Um passeio mais do que recomendado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário